domingo, 11 de abril de 2010

Ócio matinal

Olá... nossa!!! Hoje eu madruguei... estou acordada desde às 4:30 hs da manhã!!! E o que é pior... em pleno domingão!!!
Só essa gravidez para me fazer acordar cedo de domingo... ai ai... esse Nicolas está deixando a mamãe dele louca!!! rs


Ontem fomos, com um casal de amigos, "bater perna" no shopping e depois jantamos por lá mesmo.
Comi Risoto de Tomate Seco e Rúcula, com batata frita e picanha acebolada...
Pedimos um prato só (pois é muito grande) e dividimos em dois (lógico que o maridão ficou com a metade dele e mais uma boa parte da minha metade... rs). Ah!!! E tirei TODAS as gorduras da picanha, então no fim, não foi uma refeição tããããããoooo errada assim, vai? (olha a "godinha" tentando se justificar).
Além disso, não tomei refri e dividi um suco com o maridão...

Foi a única "pisada" de bola do dia, já que no almoço comi bem pouquinho e durante todo o dia não comi doces....

***


Como não tenho o que fazer essas horas da matina, estava xeretando na Net e encontrei essa reportagem na Revista Dieta Já!, de dúvidas sobre malhação.. achei super interessante (apesar de ter algumas dúvidas bobas, mas vale à pena conferir).

Veja abaixo a reportagem (que foi tirada daqui)

Fitness
Sabe-tudo da ginástica
Dieta Já! levantou as dúvidas mais comuns que rondam a cabeça das leitoras e pediu para alguns professores de academias badaladas responderem. Tudo para você entrar no mundo do fitness em grande estilo e, claro, garantir 'aquele' shape.
por Shâmia Salem


1 Quantas calorias é preciso queimar para perder um quilo?
Cada quilo de peso equivale a cerca de 7 mil calorias. Porém, para chegar a essa marca, não vale exagerar na malhação. Caso contrário, você pode sobrecarregar o organismo - o que os especialistas chamam de overtrainning - e acabar prejudicando a coluna e as articulações. Sem contar que vai sentir o corpo dolorido por dias seguidos e não vai ter pique para se exercitar. "Regra geral: para emagrecer com saúde é preciso ingerir menos calorias do que se gasta. Uma pessoa que consome, por exemplo, 2.500 calorias por dia e queima 500 em uma hora de caminhada consegue perder até um quilo no fim de semana", calcula o personal trainer Rodrigo Nunes, da Academia da Praia, no Rio de Janeiro.

2 Malhar apenas no fim de semana é melhor do que não fazer nada?
"Sim, desde que você faça a cada seis meses uma avaliação clínica, um eletrocardiograma e um teste ergométrico para verificar como anda a sua saúde e identificar a sua frequência cardíaca para reduzir os riscos de lesão", alerta Rodrigo Nunes.

3 Natação dá muita fome e, por isso, não é um bom negócio para quem já está acima do peso?
Isso é lenda, qualquer atividade física aumenta a fome porque eleva o gasto calórico. "Vale lembrar que a natação é ótima para quem precisa emagrecer, já que não oferece impacto às articulações", avisa o personal trainer Rodrigo Nunes.

4 loga ajuda a afinar?
"Sim, pois desenvolve a consciência corporal e o controle sobre a respiração e a ansiedade, evitando, assim, a compulsão alimentar", diz Ivo Moraes, coordenador de ginástica da Competition unidade Paulista, em São Paulo.

5 Como saber se o peso usado na ginástica localizada está correto?
A recomendação é utilizar uma carga que você consiga cumprir toda a série, mas sinta dificuldade para realizar as três últimas repetições. Quando isso não acontece, ou seja, está fácil demais, é hora de usar um halter mais pesado.

6 Quem tem o objetivo de emagrecer pode dispensar o alongamento?
De forma alguma. "Quem está acima do peso ou tem dores nas costas e articulações deve alongar cada parte do corpo e bem devagar", ensina a educadora física Selma Schmidt, da Triathon Academia, em São Paulo.

7 E o aquecimento, é realmente importante?
"Sim, afinal fazer cinco minutos de esteira ou de bicicleta antes da ginástica e logo depois do alongamento eleva a temperatura corporal evitando o risco de lesões", diz Selma Schmidt.

8 Qual é o segredo para não desistir da malhação nas primeiras semanas?
De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, o segredo é:
● buscar metas alcançáveis, como caminhar por meia hora em vez de começar a correr por uma hora;
● ser flexível, assim, se você pratica alguma atividade ao ar livre, tem opções para os dias frios e chuvosos;
● escolher os exercícios não apenas pela quantidade de calorias que queima, mas principalmente pelos que tragam prazer. Além disso, é preciso ter disciplina e adequar a atividade física à rotina. "A adesão fica mais fácil quando a gente pensa nos benefícios que vai ter em médio e longo prazos, como emagrecimento, melhora da qualidade de vida, mais disposição para o trabalho e o lazer, fortalecimento das defesas do organismo, redução do colesterol, da hipertensão, do diabetes e da osteoporose. Isso sem contar que a postura também fica mais bonita", conta Ivo Moraes.

9 Qual é a frequência cardíaca ideal para quem quer vencer a balança?
O ideal é fazer um exame chamado ergoespirométrico, também conhecido como teste de esforço. Mas para quem não tem tempo ou não quer gastar com esse tipo de análise, uma boa saída é usar uma fórmula matemática em que se subtrai a idade da pessoa de 220. "O resultado é a frequência cardíaca máxima. Depois, basta verificar quanto é 60% e 70% desse total para descobrir o número médio de vezes que o coração do esportista deve bater a cada minuto de treino", explica o educador físico Maurício Antunes, da Triathon Academia, em São Paulo.

10 A quantas deve bater o coração para uma pessoa melhorar o condicionamento físico?
Você pode se basear nos cálculos citados na questão anterior, porém, deve se exercitar entre 70% e 85% da frequência cardíaca máxima. Vale lembrar que, em geral, leva-se de seis a oito semanas para alcançar um nível de condicionamento físico capaz de ajudar no emagrecimento.

11 E para ganhar músculos, qual deve ser a frequência cardíaca?
Segundo Maurício Antunes, o aumento de massa muscular não tem nada a ver com a frequência cardíaca. "Basta fazer um treino de musculação com séries entre 6 e 12 repetições e usar a carga adequada", afirma o especialista.

12 Dá para ter benefício fazendo sempre o mesmo tipo de exercício?
O resultado da ginástica só vai aparecer no começo, enquanto o corpo estiver em fase de adaptação. "Depois, para que o treino continue esculpindo sua silhueta, é necessário fazer algumas alterações periódicas, tanto na intensidade quanto no volume, no número de aulas por semana e na seleção dos exercícios", alerta Ivo Moraes.

13 Na ginástica localizada e na musculação, qual a importância do intervalo entre uma série e outra?
De acordo com Ivo Moraes, da Competition, essa pausa tem a função de restabelecer o nível de energia da musculatura, permitindo que o praticante possa repetir a série de exercícios e, com isso, aumentar o gasto energético.

14 Para começar a correr, basta calçar o tênis e sair acelerada por aí?
Não mesmo. "O ideal é começar caminhando, depois alternar alguns minutos de caminhada com outros de corrida e, conforme você for se sentindo mais preparada, aumente o tempo da corrida em detrimento da caminhada até que, finalmente, consiga correr direto", ensina Guilherme Moscardi, coordenador de ginástica da academia Reebok Sports Club, em São Paulo.

15 Trabalhar o peitoral é coisa de homem?
Engana-se quem pensa assim. Afinal, a musculatura dessa região participa da proteção do tórax e ajuda a dar mais sustentação aos seios. Palavras do expert Guilherme Moscardi.

16 Exercitar-se pouco tempo antes de dormir compromete o sono?
Depende do tipo de atividade praticada, da intensidade e da duração. Uma aula de alongamento para uma pessoa ansiosa, por exemplo, pode embalar a noite. O mesmo acontece com a ioga associada a 10 minutos finais de meditação. Em contrapartida, uma aula de spinning ou de musculação aceleram o metabolismo e aumentam a secreção de adrenalina, um hormônio que deixa o organismo em alerta e, para isso, contrai alguns músculos e eleva os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

17 Sentir dor no dia seguinte ao treino é normal?
"Ficar dolorida é sinal de que você exagerou ou que o seu corpo não estava preparado para tal esforço", conta Guilherme Moscardi. Tudo isso provoca pequenos traumas na musculatura trabalhada, que gera um processo inflamatório em que são produzidas substâncias que se acumulam no músculo causando incômodo. Para resolver o problema é preciso aplicar gelo no local, tomar anti-inflamatórios e evitar trabalhar a mesma parte do corpo até que a dor desapareça.

18 Treino de verdade só se faz na academia ou malhar na praia, na praça ou no parque também vale?
Seja qual for o lugar, o importante é mexer o corpo. "Porém, dependendo do tipo de treino, a academia pode oferecer mais recursos, como aparelhos e orientação especializada. Mas nada impede que você combine a ginástica na academia com a do parque, por exemplo, tornando o treino ainda mais prazeroso e estimulante", conclui o fisiologista e personal trainer Giuliano Mota, da Fórmula Academia, em São Paulo.

19 A power caminhada é melhor do que a corrida?
Alguns especialistas garantem que sim. A explicação: na caminhada acelerada você queima cerca de 500 calorias por hora, só 50 a menos do que a corrida, e diminui consideravelmente o risco de lesões, afinal o impacto das passadas é bem menor. Mas lembre-se: para a caminhada ser power é preciso manter a velocidade de oito quilômetros por hora, o que significa percorrer um quilômetro em sete minutos.

20 Musculação serve apenas para quem quer ficar forte?
Segundo Maurício Antunes, o aumento de massa muscular não tem nada a ver com a frequência cardíaca. "Basta fazer um treino de musculação com séries entre 6 e 12 repetições e usar a carga adequada", afirma o especialista.

21 Por que ser sedentária é tão ruim?
A inércia mata tanto quanto a hipertensão, o alto colesterol e o cigarro! "Além disso, o risco de se tornar obesa é quase 3,5 vezes maior do que em comparação com alguém que se exercita regularmente", alerta a endocrinologista Karla Saggioro, de Curitiba (PR), autora do livro Emagrecer! Soluções Práticas, da editora Fundamento. O bom da história é que para deixar de ser sedentária basta praticar exercícios pelo menos três vezes por semana, durante meia hora no mínimo. Mais: se quiser você pode dividir esse tempo em três blocos de 10 minutos ao longo do dia. Simples assim...

22 Quando há muita gordura acumulada na barriga é perda de tempo fazer abdominal?
Não mesmo, afinal esse tipo de exercício tonifica e desenha a musculatura da região e até a da cintura. Porém, para que os músculos apareçam sob a pele é preciso tirar da frente a camada de gordura que os recobre. Para isso, dá-lhe também atividade aeróbica, como correr, caminhar, pedalar ou pular corda, praticada por pelo menos meia hora por dia, cinco vezes por semana, em ritmo acelerado.

23 O gasto calórico continua mesmo depois de o treino acabar?
Sim. "Estudos apontam que a queima energética pode se manter por até duas horas após a interrupção da atividade física", conta Karla Saggioro. "Claro que a intensidade e a duração desse gasto vão depender da magnitude do exercício realizado. Na prática, quanto mais acelerado ele for, melhor", completa a médica.


Bjs

10 comentários:

  1. Oi Kika!!!

    Meu comentário entrou no blog sim, acabei de ver ela lá, rsrs!!!

    Eu tô acordada desde as 06:30 rsrs, só que é por causa dos meus filhos peludos, eles ficam andando pra lá e pra cá e fazem barulho com as patinhas aí fico com dó e levanto pq eles querem brincar, aí tenho que dar o remédio do Willy, brinco eles, aí dá uma meia hora eles vão comer e dormir de novo acredita? E eu fico aqui com cara de besta acordada sozinha pq essa hora já perdi o sono kkkkk, ai ai todo dia é isso... acho que não durmo mais por causa deles mesmo se não levantaria umas 8 horas, rsrs!!!!

    Eu gosto muito do site da Dieta Já, mas do que na Boa Forma, da Boa Forma é muito bagunçado, haha!

    Bjus e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kika!!
    Vim retribuir o carinho e gostei bastante daqui do seu cantinho
    Vi q vc está grávida, q coisa boa!!!! É tão bom, ai saudades da minha barriga...mas logo logo quero ter um barrigão outra vez rs
    Estarei te seguindo tb
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Oiii...

    E eu achando q era unica estar acordada desde as 07:00..rsss... mais vi q nao...

    Mto legal essa materia q vc colocou!!

    Otimo domingo, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Kika adorei a materia!
    Principalmente pq as pessoas falam q nao eh bom malhar so no fds, mas quem trabalha e faz faculdade vai fazer o que? malhar de madrugada? rssss

    Sobre meu texto: eu acredito que traição é questão de valor moral... uma coisa que nao se aprende...ou aprendemos qd acontece com a gente. PQ doi e muito!!!!

    Eu acho o fim da picada esse negócio de mulher trair, tentar se igualar aos homens. fiquei revoltada ao ler essa historia ainda mais que a menina eh da mesma cidade do que eu...

    Se a Debora Secco foi traida, imagina nós, mortais??? rss

    Boa semana para vc! bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi Kika... obrigada pela visita no meu blog, adorei...
    Adorei o seu cantinho tbem.
    Vc está grávida? que lindo... aproveite bem esta fase.
    Eu tenho uma filhota de quase 4 anos.

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Já começou o processo acordar cedo, daqui a pouco será de hora em hora, eu desde que meus filhos nasceram não durmo mais até tarde parece um efeito mágico,quandpo ainda pequeninos do nada estamos sensível ao barulho e acordamos, mas agora que eles estão maiores até durmo um pouco mais pois sei que eles se viram ao acordar na cozinha, depois volto para ler a reportagem tá maridão em casa fica mais difícil ficar aqui na telinha, gosto de dar atenção, amélia que era mulher de verdade vc não acha? Brincadeira eu prefiro assim... pois assim ninguém reclama quando venho aqui e fico horas nos blogs

    ResponderExcluir
  7. Oi Kika!
    Eu voltei :)
    Mudei o Blog tbm.. Dá uma passadinha lá depois..
    Adorei a matéria sobre Fitness!

    beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  8. Oii kikaa
    o creme de ricota é industrializado da marca tirolez,ja postei foto dele no blog,acho q ta na secao produtos ali de ladinho...

    entao acho q a picanha se tira a gordura fica magra ne?!
    otima findi p vc bjss

    ResponderExcluir
  9. Amiga, poe fotinho gravida pra gente ver.
    Passeio totalmente light eu achei rs..rs..
    Adorei seu cantinho
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Amiga, ontem escrevi aqui mas perdeu tudo.
    enfim, posta foto gravidinha pra gente ver.
    Adorei sua visita...estou meio ausente, por total falta de tempo.
    Sempre é bom ler e rever dicas para nosso bem estar e emagrecimento.
    bjs

    ResponderExcluir